A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

Google
Search WWW Search ciberidentidades.blogspot.com

terça-feira, maio 23, 2006

O que é um podcast?

Para esclarecer os portugueses, o portal nacional de podcasts, a Gavezdois, vai organizar uma série de encontros entre podcasters em várias instituições de ensino superior e lojas FNAC.

O artigo
"Podcasters" em digressão pedagógica por todo o país
Luís Leal Miranda

Afinal o que é um podcast ? A resposta pode ser simples, mas ainda não é claro para muitos de que se trata este novo meio de comunicação. É por isso que a Gavezdois, portal nacional de podcasts, organiza uma série de encontros entre podcasters em várias instituições de ensino superior e lojas Fnac espalhadas por todo o país. O primeiro é já hoje, às 21h30, na Fnac do Fórum Almada, e conta com a presença de, entre outros, os humoristas Filipe Homem Fonseca e José de Pina, autores do videocast (processo de emissão semelhante ao podcast mas com imagem, para além do som) Horror Inominável.
Durante os encontros cada convidado fala do seu podcast, seja dedicado à música, gastronomia ou ciência, mas as conversas giram sempre à volta de um conjunto de questões base: o que é um podcast, como ouvir, como emitir, que tipos diferentes existem, os modelos de negócio e direitos de autor. Os objectivos de cada conversa são "divulgar este novo formato de media que está a mudar rapidamente o processo de difusão de entretenimento", afirmou o organizador do evento, Edgard Costa.
A ideia por detrás da criação destes encontros surgiu na sequência de uma iniciativa semelhante organizada pela Universidade Católica do Porto, e onde Edgard Costa constatou que "a maior parte das pessoas não sabia sequer o que era um podcast, ou tinha muitas dúvidas".
O site Gavezdois alberga podcasts de autor, originais e feitos exclusivamente para ser emitidos neste formato. O objectivo deste portal é "reunir o maior conjunto possível de multimédia de forma a transformá-lo em algo profissional como uma rádio", resumiu o seu autor e organizador dos encontros, Edgard Costa.
Estas iniciativas contam com o apoio da Apple IMC Portugal e do site Cotonete (www.cotonete.clix.pt). O programa completo pode ser consultado em http://www.gavezdois.com/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=30.
Podcasting é a transmissão pela Internet de ficheiros áudio que podem ser ouvidos no computador ou em dispositivos portáteis como o iPod, que lhe deu o nome. O ouvinte, em vez de esperar pela hora certa para ouvir um programa da sua escolha na rádio, pode descarregá-lo directamente para o computador e ouvir quando lhe apetecer.

in Público.pt - Edição Impressa

O site
www.gavezdois.com