A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

Google
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segunda-feira, outubro 16, 2006

Ninguém pára o Google

Uma das empresas do momento, o Google, é hoje assunto da secção DN Tema, do Diário de Notícias.

Os artigos
Google transforma-se num jovem império
Alexandra Machado

Googol. Não é um erro de escrita. É mesmo a origem do nome do motor de busca na Internet Google. O que significa? É a designação matemática para um número começado por 1 e seguido por cem zeros. Difícil de imaginar...
Toda a vida do Google - que nasceu em 1998, pelas mãos de Larry Page e Sergey Brin, que têm hoje 33 anos - está pensada em torno da matemática, sendo os cem zeros ilustrativos da sua missão: organizar a imensa quantidade de informação disponível na Internet. Começou por ser apenas um motor de busca, cujas receitas assentavam na publicidade, mas assumindo sempre que não haveria pop-ups (janelas que se abrem quando é acedida uma determinada página) associado aos seus sites.
Hoje é muito mais do que isso e promete continuar a crescer, já não guiado por fórmulas matemáticas, mas por critérios económicos. Em menos de quatro anos de actividade, o Google tornou-se rentável e hoje é já a maior empresa de Internet na bolsa e garante lucros superiores a mil milhões de dólares.


You Tube vale pela audiência
Paula Brito

Uma das razões por que o Google adquiriu o YouTube prende-se com o facto de este site de vídeos lhe permitir aumentar as receitas publicitárias aos níveis desejados pela Wall Street, defende o analista sénior da eMarketer John Gauntt.
O modelo de negócio do Google, que é organizar a informação mundial com uma lógica comercial - 90% das suas receitas provêm da venda de palavras-chave (por apenas cinco euros) -, está testado e estável, com crescimentos modestos. Crescer agora só através de algo que some audiência à já existente, que é imensa.

in Diário de Notícias - DN Tema