A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

Google
Search WWW Search ciberidentidades.blogspot.com

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O IM e os portugueses

MSN Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger ou Google Talk são apenas alguns dos serviços de Instant Messaging mais comuns. Segundo o estudo Consumidor, da Marktest, mais de dois milhões de portugueses (residentes no continente) utilizam o IM.

O artigo
Instant messaging com dois milhões de utilizadores
O estudo Consumidor 2006 da Marktest contabiliza mais de dois milhões de residentes no Continente que utilizam o serviço de Instant Messaging.
Marktest.com, 21 de Fevereiro de 2007

A edição de 2006 do estudo Consumidor contabiliza 2 173 mil indivíduos que utilizam o serviço de Instant Messaging, um número que representa 26.1% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.
O Instant Messaging é um serviço que consiste na troca de mensagens entre dois ou mais indivíduos, em tempo real. Ao contrário do email, que pode ter um desfasamento de vários minutos, estas comunicações são instantâneas. O ICQ e o Messenger são alguns dos serviços mais conhecidos.
A utilização deste serviço é muito heterogénea entre a população, sobretudo quando analisada a idade e a ocupação dos indivíduos. Os jovens e os estudantes destacam-se claramente, com valores três vezes acima da média do universo.
Entre os jovens dos 15 aos 17 anos, 77.1% diz utilizar o serviço de Instant Messaging, um valor três vezes superior à média. Da mesma forma, 63.3% dos jovens entre os 18 e os 24 anos utiliza este serviço. Os valores baixam drasticamente a partir desta faixa etária.
Os homens são mais adeptos desta tecnologia do que as mulheres: este hábito abrange 31.4% dos homens e 21.4% das mulheres.
Entre as regiões é onde menores diferenças de comportamento se observam. Apesar disso, na Grande Lisboa a penetração deste serviço é maior, com 35.6% dos seus residentes a afirmar utilizá-lo.
Pelo contrário, entre as ocupações regista-se maior heterogeneidade de comportamentos, dado o valor apresentado pelos estudantes, 79.7%, estar muito acima da média (mais de três vezes).
Nas classes sociais, a alta e média alta e a média apresentam taxas superiores à média do universo, respectivamente 45.6% e 37.1%.

in Marktest.com

Etiquetas: ,