A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

Google
Search WWW Search ciberidentidades.blogspot.com

segunda-feira, abril 02, 2007

Quem lê jornais online, lê mais

Pelo menos, é esta a conclusão de um estudo americano realizado pelo Poynter Institut.

O artigo
Os cibernautas lêem mais do que os leitores tradicionais
Ana Marcela
02 de Abril de 2007

O cibernautas consumidores de jornais online concluem mais vezes as leitura das notícias do que aqueles que acedem à informação por via dos jornais em papel. O resultado surpreendente foi obtido no estudo realizado pelo Poynter Institut apresentado durante a reunião da American Society of Newspaper Editors.
De acordo com os dados do Poynter EyeTrack07, em média um leitor de imprensa via online consegue completar 77% da notícia. Um valor que desce para 62% num jornal tradicional e para uns meros 57% nos tablóides.
O estudo que analisa o comportamento de 600 leitores de seis publicações distintas, usou uma metodologia electrónica de seguimento do movimento dos olhos dos leitores nos diversos meios objectos da análise. Cem leitores de cada publicação – os tablóides Rock Mountain News e o Philadelphia Daily News, os diários St. Petersburg Times e The Star Tribune of Minneapolis e as edições digitais do Times e Star Tribune – fizeram parte da amostra.
Ao longo de um mês, gastaram 15 minutos diários na leitura dos títulos on e offline. 68% dos leitores dos tablóides finalizam uma história, antes de passar a outra, enquanto que nos jornais de referência, isso acontece apenas em 69% dos casos. Sobre a imprensa online, o estudo revela que a maioria dos cibernautas são metódicos na sua leitura, e que são atraídos por títulos e fotografias grandes.

in Meios e Publicidade

Etiquetas: