A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

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quarta-feira, novembro 21, 2007

Portugueses no Orkut

A propósito de uma página do Orkut possivelmente estar na origem da tentativa de automutilação e suícidio de um grupo de adolescentes de Vale de Cambra, este social networking site está hoje na ribalta. Apesar do hi5 continuar a ser o preferido pelos cibernautas portugueses, o Orkut conta já com 0,39% de portugueses entre os membros registados, o que coloca Portugal no sétimo lugar no que diz respeito ao país de origem dos utilizadores.

Os artigos
Portugal é o sétimo país em número de utilizadores do Orkut

Portugal é o sétimo país do Mundo em número de utilizadores da rede social na Internet Orkut, com 0,39 por cento do total de membros registados, revelam os dados demográficos presentes hoje neste serviço da Google.
O Brasil, com 53,41 por cento dos utilizadores, é o país mais representado no Orkut, rede onde supostamente estaria alojada uma página de alegado incentivo à automutilação e ao suicídio colectivo, visitada por um grupo de adolescentes de Vale de Cambra.
Estados Unidos (18,27%, Índia (15,89%), Paquistão (1,18%), Reino Unido (0,54%) e Japão (0,41%) são os restantes países à frente de Portugal, que supera o número de registados do Canadá (0,35%), Itália (0,34%), México (0,33%).
O acesso ao Orkut é feito através da conta pessoal do Google e está reservado a adultos, sendo a faixa etária dominante a dos 18 aos 25 anos (61,53 por cento), seguida da dos 26 aos 30 anos (10,11%).
Apesar de ser de inscrição livre e grátis, o Orkut tem uma política de remoção de conteúdo que seja considerado «ofensivo, prejudicial ou perigoso».
Essa remoção é feita normalmente depois de denúncia, dado que o Orkut reconhece que «seria quase impossível verificar todos os tópicos em comunidades, as fotos e mudanças em perfis» das suas centenas de utilizadores.
O Orkut surgiu na Internet em 19 de Janeiro de 2004, como criação do engenheiro turco Orkut Büyükkokten, que aproveitou os 20 por cento de tempo de trabalho (um dia por semana, por exemplo) que a Google dá aos seus quadros para desenvolverem projectos pessoais.
Quando o Orkut apareceu, o Friendster era a rede social mais activa, mas ao longo dos anos foi ultrapassada por outras, como o Hi5, MySpace e Facebook, a rede que mais tem crescido nos últimos anos.
LinkedIn, Vox, Multiply, Babe, Buzznet, iMee, Hoverspot e Facebox são outras redes sociais que têm conquistado adeptos.
A Microsoft também tem a sua rede social, Live Spaces, e a Yahoo! iniciou recentemente a fase de testes da rede Mash, depois do fracasso da Yahoo 360.
Apesar das diferenças, quase todas as redes sociais funcionam na lógica da Web 2.0 (ou Web Social), permitindo que cada pessoa crie a sua página e participe em comunidades temáticas, que podem também ser criadas por qualquer utilizador.
O acesso às comunidades pode ser livre ou reservado a convidados, que fazem parte da rede de «amigos» de cada utilizador.

in Diário Digital - WWW


O que é o Orkut?
Uma rede de "amigos", com alguns problemas

O Orkut é uma rede social (semelhante ao Hi5, ao MySpace ou ao Facebook), detida pela Google. Uma plataforma que promove a criação de novas amizades e o contacto de pessoas com interesses em comum. Segundo o próprio Orkut, só as suas 50 maiores "comunidades" têm 37 milhões de utilizadores.Mais de 55 por cento destes seus utilizadores provêm do Brasil. Este ano, uma denúncia apresentada pela ONG Safernet Brasil acusava o site de distribuição ilegal de imagens de pornografia infantil e de facilitar o tráfico de drogas. Também na Índia - que contribui com mais de 15 por cento de utilizadores - o Orkut não passou imune a polémicas: a criação de uma comunidade "We Hate India" levou um tribunal de Bombaim a processar a Google. O controlo de algumas comunidades tem-se revelado como a principal dor de cabeça para os responsáveis do Orkut. Comunidades focadas em temas como o racismo e o nazismo são apagadas por violação das normas do Orkut. Os sites de redes socias, pela sua larga audiência, especialmente entre os mais jovens, são propícios à divulgação de mensagens nocivas. Por exemplo, o grupo Pro Ana Nation, alojado na rede social MySpace, faz a apologia da anorexia e tem mais de mil pessoas registadas. No Facebook encontram-se mais comunidades deste género.O Orkut só prevê o uso da sua rede social por pessoas com mais de 18 anos e incentiva a que se denunciem os casos que não estejam de acordo com esta norma. De acordo com a Wikipedia, 0,38 por cento dos utilizadores do Orkut são portugueses (a rede social on line mais popular em Portugal é o Hi5).Há milhares de comunidades no Orkut, muitas delas privadas; a tentativa de encontrar alguns grupos por "mutilação colectiva" ou por "suicidio colectivo" revela-se em missão quase impossível, como encontrar uma agulha num palheiro. A grande maioria dos membros destas redes sociais usa-o para fins perfeitamente legais, e o próprio Orkut faz questão de afastar alarmismos: o site incentiva os pais a controlar o uso que os seus filhos façam do Orkut, e nota que a esmagadora maioria das suas comunidades "não tem qualquer espécie de conteúdo ilegal". G.N.

in Público

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