A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

Google
Search WWW Search ciberidentidades.blogspot.com

terça-feira, julho 17, 2007

Os cibernautas portugueses e as comunidades virtuais

Mais de 2,3 milhões de cibernautas portugueses, residentes no Continente com 4 e mais anos, visitaram no primeiro semestre de 2007 sites de comunidades virtuais, como o Hi5, o MSN Spaces ou o MySpace, indica o estudo Netpanel da Marktest hoje divulgado.

O artigo

Segundo os dados do estudo Netpanel da Marktest, mais de 2,3 milhões de internautas nacionais visitaram comunidades virtuais a partir de casa durante o primeiro semestre deste ano. Os amigos também se conquistam na net.
Marktest.com, 17 de Julho de 2007

Entre Janeiro e Junho de 2007, foram 2 344 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites de comunidades virtuais quando navegaram na internet a partir de casa, um valor que corresponde a 77.6% dos internautas desse período.
No primeiro semestre de 2007, foram visitadas mais de mil milhões de páginas de comunidades virtuais, uma média de 465 páginas por utilizador.
Neste período, os portugueses dedicaram a estes sites mais de 7,5 milhões de horas, uma média de 3 horas e 14 minutos por utilizador.
Os dois sexos mostraram um padrão de acesso semelhante. No entanto, as mulheres lideraram entre as 11:00 e as 23:00. A partir dessa hora e durante a madrugada, os homens apresentaram uma taxa de acesso superior.
Entre os sites de comunidades virtuais, o Hi5.com liderou destacadamente no primeiro semestre, tanto em número de utilizadores únicos, como em páginas visitadas ou tempo dedicado. Foi visitado por 2015 mil utilizadores únicos, que acederam a 637 milhões de páginas, tendo-lhe dedicado quase 4,9 milhões de horas.
Em utilizadores únicos, o Spaces.msn.com foi o segundo, com 993 milhares e o Myspace.com o terceiro, com 571 mil.
Já em páginas visitadas, o segundo lugar foi ocupado pelo Pt.netlog.com, com 124 milhões de páginas. Em terceiro ficou o orkut.com, com cerca de 110 milhões.
Em tempo dedicado, o segundo lugar pertenceu também ao Pt.netlog.com, com 737 mil horas, tendo o fotolog.com ficado em terceiro, com cerca de 628 mil horas de navegação.

in Marktest.com - Audiências de Internet


O gráfico

Etiquetas: , ,