A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

Google
Search WWW Search ciberidentidades.blogspot.com

terça-feira, abril 08, 2008

Os portugueses e a blogosfera

Grande parte da sociedade portuguesa não sabe que a blogosfera existe, conclui o estudo "Blogues e Blogosfera.pt" lançado recentemente pelo OberCom.

O artigo
Portugueses desconhecem a blogosfera
Apenas um quinto da população portuguesa sabe o que é um blogue

Um sétimo da população nacional que navega na Internet construiu e mantém um blogue. Esta é uma das conclusões do estudo Bloguers e Blogosfera.pt, do OberCom.
"O relativo desconhecimento da existência da blogosfera" é um traço que caracteriza a sociedade portuguesa, afirma a análise. Na verdade, apenas um quinto da população sabe o que é um blogue. Quanto aos internautas, metade sabe o que é um blogue.
Entre os que navegam na Rede, a visita à blogosfera é uma prática ainda pouco enraizada. Cerca de 23,6% costuma navegar na blogosfera e apenas 14% construiu e mantém um blogue. O estudo conclui contudo, que "não se observa uma desproporção muito acentuada entre bloguers que navegam e bloguers que produzem conteúdos", existindo uma proporção de 5,8 produtores para cada 10 consumidores.
Os conteúdos mais procurados pelos produtores e pelos consumidores dos bloguers são muito similares. No topo das preferências de ambos está a procura sobre determinado assunto e, em segundo lugar, saber mais sobre um assunto da actualidade noticiosa.
Os temas dos blogues mais procurados são muito diversificados. No topo, está o entretenimento, com 41%. Os blogues sobre a vida pessoal de um círculo restrito de pessoas e os blogues sobre comunicação e cultura ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
No que diz respeito ao conhecimento sobre quem são os autores dos blogues consultados, um quinto dos bloguers portugueses revela desconhecer os autores. O desconhecimento sobe dos 17% para os 24%, quando os internautas são apenas consumidores.
Entre os bloguers que conhecem a identidade dos autores dos blogues que consultam, os exclusivamente consumidores frequentam mais blogues produzidos por pessoas que fazem política activa, professores do ensino secundário e superior e comentadores dos mass media. A pluralidade de vozes da blogosfera, em simultâneo com a diversidade temática, são as características mais frisadas pelos internautas que participaram no estudo.
A existência de blogues é vista pelos bloguers das mais variadas maneiras: como fonte de informação e formação da opinião, como uma colectânea de diários pessoais online ou como clubes de partilha de interesses comuns.
Em termos etários, a faixa mais produtora de blogues é a dos 8 aos 17 anos com 39,9%, enquanto a que mais consome é a dos 18 aos 24 anos (29,9%).
Na sua maioria são homens, escolarizados e estudantis. Este perfil aproxima-se do internauta comum, principalmente se relacionado apenas com o leitor-consumidor de blogues, avança ainda o mesmo estudo. - A.B.F.

in Diário de Notícias - Media


O estudo
Bloguers e Blogosfera.pt

Etiquetas: ,