A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

Google
Search WWW Search ciberidentidades.blogspot.com

quarta-feira, junho 14, 2006

Ser poeta na Internet

No site QuickMuse é possível acompanhar a escrita em tempo real de um poema por um escritor consagrado.

O artigo
Uma janela para a mente de um poeta na Internet
Tiago Dias

Site norte-americano QuickMuse permite aos leitores assistirem à escrita de poemas por diversos autores em tempo real
Se há arte cujo processo criativo pode ser visto como complexo, e por vezes até imperceptível, essa arte é a poesia. Pela sua liberdade e, consequentemente, pela sua variedade. Imagine-se, então, que seria possível assistir à escrita de um poema por um autor conceituado simplesmente através do ecrã de um computador ligado à Internet. Assistir aos erros, às hesitações, às correcções, às alterações de estrutura e à criação de novos versos.
O site QuickMuse (http://www.quickmuse.com), fundado pelos norte-americanos Ken Gordon e Fletcher Moore, mostra aos leitores a escrita de poemas em tempo real por autores como o editor de poesia da revista digital Slate, Robert Pinsky, ou o vencedor do prémio T. S. Eliot em 1994, Paul Muldoon. E tudo em apenas 15 minutos, o limite dado aos escritores para completarem o seu trabalho. Os poemas, uma vez acabados, ficam à disposição de qualquer cibernauta para que este possa entender o processo de criação. Letra a letra, palavra a palavra, os poemas vão surgindo ao lado de um enorme relógio em contagem decrescente, num espaço chamado The Poematic.

in Público.pt - Edição Impressa

O site
http://www.quickmuse.com