A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

Google
Search WWW Search ciberidentidades.blogspot.com

quinta-feira, julho 13, 2006

O sucesso do Youtube.com entre os internautas portugueses

Em Junho, os internautas portugueses navegaram menos do que no mês anterior, consultando menos páginas e despendendo menos tempo. Mas o principal destaque da utilização que fizeram da Internet é o aumento de utilizadores únicos que acederam ao YouTube.com, um sítio onde é possível ver e partilhar vídeos "caseiros".

O artigo
Youtube.com com maior crescimento em Junho
Marktest.com, 13 de Julho de 2006

Em Junho, o domínio youtube.com foi o que maior aumento mensal registou em utilizadores únicos a partir de casa, de acordo com os resultados do estudo Netpanel da Marktest.
Em Junho de 2006, 1 364 mil portugueses com 4 e mais anos navegaram em suas casas na internet, o que representou um pequeno acréscimo de 1.8% relativamente ao mês anterior e de 5.5% face ao mesmo mês de 2005.
Neste mês, foram visitadas cerca de 1,9 mil milhões de páginas, menos 3.6% do que em Maio de 2006, mas mais 42.6% do que no mês homólogo do ano anterior. Cada utilizador viu, em média, 1386 páginas, menos 5.3% do que no mês anterior e mais 35.2% do que em Junho de 2005.
O número de horas de navegação mensal esteve perto de 16,2 milhões, o que representou um decréscimo mensal de 2.8% e um crescimento homólogo de 34.2%.
O tempo despendido neste meio situou-se nas 11 horas e 52 minutos por utilizador, menos 34 minutos do que no mês anterior e mais 2 horas e 32 minutos do que o observado no mesmo mês de 2005.
Na lista de domínios com mais utilizadores únicos não há alterações em relação ao mês anterior. O sapo.pt mantém-se na liderança, visitado por 1 017 mil indivíduos, seguido do google.pt, com 1 012 mil utilizadores únicos e do msn.com, com 990 mil utilizadores únicos.
Em utilizadores únicos, a maior subida face a Maio ocorreu no domínio youtube.com (uma comunidade virtual de partilha de vídeos), que cresceu 21.4% para os 346 mil utilizadores únicos (15ª posição). O domínio uol.com.br protagonizou, pelo seu lado, a maior quebra mensal do top 20, de 10.4%, para os 284 mil utilizadores únicos (16ª posição).

in Marktest - Audiências de Internet