A Reconstrução da Identidade na Internet

“Um sistema de redes em rápida expansão, conhecido colectivamente por Internet, liga milhões de pessoas em novos espaços que estão a alterar o modo como pensamos, a natureza da nossa sexualidade, a organização das nossas comunidades e até mesmo a nossa identidade” (Sherry Turkle)

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terça-feira, maio 27, 2008

O lançamento oficial do MySpace português

A versão portuguesa do MySpace, a rede social do grupo Newscorp, entra hoje oficialmente em funcionamento.

A notícia
MySpace, a maior rede social da Internet, lança versão portuguesa e quer ser "dinamizador da cultura"
27.05.2008, João Pedro Pereira

O MySpace, propriedade do grupo Newscorp e a maior rede social on-line do mundo, lança hoje uma versão para Portugal. Para além de estar traduzido, o novo site (que está disponível já desde Fevereiro, mas até aqui apenas em fase de testes) desta rede social on-line apresenta conteúdos criados a pensar nos utilizadores portugueses.
Para assinalar o lançamento do MySpace Portugal, a empresa promove esta noite um concerto na discoteca Lux, em Lisboa, com o australiano Sam Sparro e os portugueses The Vicious Five. A escolha de um concerto para marcar o arranque da versão portuguesa mostra que a estratégia do site passa por manter uma forte ligação ao mundo da música.

O espaço dos músicos
Embora não fosse esse o seu objectivo inicial quando foi fundado, em 2003, nos EUA, o MySpace acabou por tornar-se um espaço quase obrigatório para os músicos terem páginas próprias - ou perfis, na gíria das redes sociais. Várias bandas ganharam notoriedade depois de disponibilizar as suas criações neste site.
Com mais de 110 milhões de utilizadores registados em todo o mundo, o MySpace é o maior espaço do género. Em Portugal, tem 300 mil cibernautas registados e activos, revela o gestor de marketing e conteúdos para Portugal do MySpace, Pedro Almeida. O número é suficiente para o deixar optimista - é aproximadamente o mesmo que Espanha registava quando a empresa avançou para uma versão naquele país.
Dos 300 mil perfis portugueses, 50 mil são de bandas ou artistas musicais. Mas nem todos são espaços oficiais, nota Pedro Almeida, explicando que muitas destas páginas são simplesmente mantidas por fãs.A estratégia do MySpace para Portugal não se fica, porém, pela música. O objectivo, sublinha Almeida, é ser "um dinamizador da cultura portuguesa"- por exemplo, através de páginas dedicadas aos cinema ou da promoção de artistas plásticos. Mas, nos primeiros seis meses de actividade em Portugal, a prioridade vai mesmo para a música, que Almeida admite ser "a âncora fundamental do modelo de negócio".
As redes sociais têm proliferado nos últimos anos. Ter utilizadores a criar perfis com informação detalhada (como idade e gostos pessoais) faz com que sejam procuradas por anunciantes, que pretendem exibir publicidade direccionada. Além disso, muitas empresas optam por criar os seus próprios perfis, ou perfis para os seus produtos, de forma a interagir com o resto da comunidade de utilizadores.
O potencial para o investimento publicitário (que alguns analistas pensam estar a ser sobre-estimado) tem atraído muitas grandes empresas para a área, entre as quais a Microsoft e o Google. Pedro Almeida assegura que, desde que a versão portuguesa entrou em fase de testes, já surgiram empresas interessadas em anunciar (e já na versão internacional havia anunciantes portugueses). Mas escusa-se a revelar números e diz que "não há metas a alcançar".Em Portugal, a rede social mais popular é o Hi5, que tem, a nível mundial, 70 milhões de utilizadores. Outro conhecido site do género é o Facebook, popular sobretudo nos EUA, mas que tem vindo a crescer na Europa e que inicialmente era destinado unicamente a estudantes universitários.
Por agora, o MySpace Portugal é mantido por uma equipa sediada em Madrid. Para Pedro Almeida, a localização geográfica não é relevante, mas não está posta de parte a hipótese de a empresa vir a ter presença física em Portugal.

in Publico.pt - Edição Impressa

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